Versão mais poderosa do chip de 8 núcleos Exynos 5 Octa da Samsung a caminho?

A Samsung divulgou em seu twitter um banner onde revela a chegada, na próxima semana, de uma nova versão Exynos 5 Octa.

Para quem não sabe, o Exynos 5 Octa é um chip com 8 núcleos desenvolvido com a tecnologia big.LITTLE da ARM, ou seja, possui dois clusters de processamento, sendo um formado por 4 núcleos Cortex-A15 (@ 1.6Ghz) – para aplicações pesadas que exijam alta performance – e outros 4 núcleos Cortex-A7 (@ 1.2Ghz) – para fluxos de trabalho menos exigentes.  A idéia por trÁs do big.LITTLE é a aumentar a eficiência energética do sistema, sem comprometer o desempenho.

A companhia sul coreana irÁ "turbinar" o seu chip SoC, conforme estÁ bem evidenciado no texto do cartaz. Ao que parece, a Samsung não ficarÁ "sentada" assistindo passivamente a chegada de seus concorrentes, como é o caso do Snapdragon 800, Tegra 4i e Atom Bail Trail.

- Continua após a publicidade -

Embora o cartaz não revele nenhum detalhe técnico, é possível que a nova versão do Exynos 5 Octa traga núcleos de processamento geral mais velozes (podendo chegar na casa dos 2Ghz); uma GPU ainda mais poderosa; ou ainda um misto das duas possibilidades. Contudo, qualquer que seja a opção utilizada pela Samsung, acarretarÁ em maior consumo de energia e dissipação de calor. A menos, é claro, que a companhia aproveite para fazer alguma mudança estrutural/otimização na arquitetura.

Comenta-se nos bastidores que o novo Exynos 5 Octa poderÁ estrear jÁ no Galaxy Note III (supostamente em setembro), devendo ainda ser a opção para equipar um Galaxy S5 – quem sabe jÁ no final do ano.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.