AMD altera nomenclatura de suas VGAs; Radeons HD 9000 serão as primeiras a mudar

A versão preliminar do driver Catalyst 13.150.0.0 revelou algumas informações bastante interessantes, que estÁ aguçando a curiosidade da comunidade gamemaníaca. Tudo porque o arquivo .inf faz menção a uma série de unidades de processamento acelerado (APU) da AMD, sendo equipadas com GPUs com nomes completamente diferentes ao atual padrão de nomenclatura. 

Não bastasse isso, uma suposta fonte teria confidenciado a informação de que a Advanced Micro Devices aproveitarÁ o lançamento da geração Volcano Islands (Radeons HD 9000), para alterar o esquema de "batismo" de suas placas 3D.

As informações, contudo, são um tanto escassas, aumentando o mistério de como seria o novo padrão de nomenclatura. Entretanto, juntando as "peças do quebra cabeça", foi possível chegar a algumas possibilidades. A que parece fazer mais sentido pode ser vista na imagem abaixo:

O nome AMD Radeon obviamente que permanecerÁ. Contudo, a familiaridade pÁra por aí. Em seguida, haverÁ o identificador da série, formado pela letra R e um número. O R provavelmente servirÁ para indicar que trata-se de uma VGA Radeon. JÁ o numeral indicarÁ a série do produto. Assim, quanto maior for este número, mais poderosa serÁ a placa. O driver revelou apenas duas séries: R2 e R3, que a julgar pelas APUs, são GPUs de entrada/intermediÁrio de baixo desempenho. 

- Continua após a publicidade -

Em seguida hÁ uma letra para indicar o segmento. Não confundir com modelo de entrada, ou intermediÁrio ou alto desempenho... mas sim, o posicionamento de mercado, ou seja, se trata-se de um produto para dispositivos móveis/portÁteis, desktops, servidores, dentre outros. Assim, o M (Mobile) indicaria uma GPU para laptops/notebooks; D para desktops, A para APUs...

Finalmente hÁ um conjunto de três dígitos, compostos por números, para indicar a posição do produto na série, ou seja, para diferenciar os modelos da mesma série.

Desta forma, se a hipótese se confirmar, a Radeon HD 9970 poderia, por exemplo, se chamar algo como  AMD Radeon R9-D270 (ou D170), e a Radeon HD 9950, como AMD Radeon R9-D250 (ou D150). Por sua vez, a 9870 poderia se chamar AMD Radeon R8-D270 (ou D170).

- Continua após a publicidade -

Neste caso, para a geração seguinte (Radeon HD 10000), a AMD poderia manter todo o esquema, aumentando em um, o primeiro número dos três dígitos finais, ou seja, a "HD 10970" poderia se chamar AMD Radeon R9-D370 (ou D270), ficando a "HD 10950" como AMD Radeon R9-D350 (ou D250), e a "HD 10870" como AMD Radeon R8-D370 (ou D270).

HÁ no entanto, quem acredite em algo um pouco mais fÁcil para o mercado. Assim, a Radeon HD 9970 poderia se chamar AMD Radeon R9-D970; a Radeon HD 9950, como AMD Radeon R9-D950; e a 9870 como AMD Radeon R8-D870.

Nesta hipótese, para a geração seguinte, bastaria acrescentar o numeral 1 aos três dígitos seguintes. Com isso, a "HD 10970" se chamaria AMD Radeon R9-D1970, ficando a "HD 10950" como AMD Radeon R9-D1950, e a "HD 10870" como AMD Radeon R8-D1870.

Com base nas especulações, a futura geração de placas 3D da AMD pode ser composta pelos seguintes modelos:

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.