Rússia adota máquinas de datilografia para evitar espionagem

As autoridades da Rússia também estão preocupadas com a revelação do escândalo de espionagem dos Estados Unidos, revelado pelo ex-funcionÁrio da CIA Edward Snowden. Para burlar o monitoramento das comunicações digitais, o Federal Guard Service (FSO), órgão responsÁvel pela proteção de oficiais do mais alto escalão do país, resolveu adotar uma tecnologia considerada ultrapassada: as mÁquinas de datilografia.

Segundo o The Guardian, o FSO encomendou 20 mÁquinas, cada uma com um padrão único de digitação, para que se possa identificar de qual mÁquina veio cada documento. 



"Após o escândalo com a revelação de documentos secretos pelo WikiLeaks, as revelações de Edward Snowden, e relatos de que o Dmitry Medvedev foi grampeado durante sua visita à cúpula do G20 em Londres, a prÁtica de criar documentos em papel vai se expandir", afirmou uma fonte anônima do FSO.

"Do ponto de vista da garantia de segurança, qualquer forma de comunicação eletrônica é vulnerÁvel", destaca Nikolai Kovalev, ex-chefe do Federal Security Service. "Qualquer informação pode ser retirada de computadores." 

Claro que existem meios de proteção, mas não hÁ 100% de certeza de que irão funcionar. Então, para guardar segredos, o método mais primitivo é o preferido: uma mão humana com uma caneta ou uma mÁquina de escrever", constata.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.