Samsung pode fabricar chips para NVIDIA, Sony e Amazon

A versão eletrônica do jornal sul coreano Korean Times publicou a notícia de que a Samsung poderÁ, em um futuro próximo, ser responsÁvel pela fabricação de chips para algumas das maiores empresas do mundo.

"A Samsung estÁ de olho na Amazon, Sony e NVIDIA como clientes para compensar o volume perdido causado pela decisão da Apple de reduzir seus pedidos", revelou uma fonte com conhecimento ao Korean Times.

De acordo com a fonte, a Samsung estÁ no momento em negociações adiantadas com Sony e NVIDIA, supostamente para ficar responsÁvel pela fabricação de chips para smartphones, tablets e consoles portÁteis.

- Continua após a publicidade -

No caso da Amazon, a qual ainda tem de desenvolver os seus próprios processadores de aplicações para os seus produtos, a negociação estÁ em um nível inicial, sem qualquer resultado mais significativo.


(Produção de chips em wafers de 300mm na fundição da Samsung)

Embora a notícia, ou melhor, a suposta veracidade da notícia esteja gerando debates acalorados em diversos portais de tecnologia e fóruns de discussão, o fato é que, se a Samsung deseja galgar postos mais elevados no mercado (atualmente a companhia é a terceira maior fabricante de chips do mundo), deverÁ necessariamente ir atrÁs de novos clientes, uma vez que a Apple vem reduzindo consideravelmente os seus pedidos para a gigante sul coreana.

 Para um analista de mercado, que pediu anonimato, a Samsung estÁ entrando em um novo capítulo em termos de chips lógicos, procurando por companhias com tecnologia de design de processador, mas que não tenham condições próprias de fabricação.

- Continua após a publicidade -

Com a praticamente saída da Apple da lista de clientes, a Samsung tem a disposição uma grande capacidade de produção de chips. A companhia, aliÁs, é uma das poucas a possuir fundição, que tem o domínio de processos de fabricação de ponta, incluindo litografias em 32nm e 28nm, além de estar se preparando para começar a fazer chips em 20nm e 14nm a partir do próximo ano.

Segundo levantamento da firma de consultoria e anÁlises mercadológicas IC Insights, a Samsung se tornou em 2012 a terceira maior fundição de chips do mundo, ultrapassando a UMC, ficando atrÁs apenas da TSMC (na segunda posição) e Intel (no topo da lista). Ainda de acordo com o estudo, as estimativas são de que a companhia alcançou a marca de 150 mil wafers de 300mm por mês no último trimestre do ano passado. Levando-se em conta uma receita média por wafer de US$ 3 mil, a Samsung tem o potencial de arrecadar cerca de US$ 5,4 bilhões por ano só com a produção de chips.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.