Índice do Artigo

Notícias

"Cristais de memória do Superman" podem armazenar até 360TB por toda a vida

Cientistas do Centro de Pesquisa Optoeletrônica da Universidade de Southampton utilizaram nanoestrutura de vidro para demonstrar de forma inédita, os processos de gravação e recuperação de dados digitais em 5 dimensões, através de laser Femtosecond (tipo de laser que opera com pulsos extremamente rÁpidos). O experimento abre um novo “leque” de possibilidades em se tratando de capacidade de armazenamento em mídia óptica, possibilitando atingir 360TB, mantendo a integridade dos dados em uma temperatura de até 1000°C, além de possibilitar o armazenamento por tempo ilimitado.

(Detalhe da mídia 5D)

Chamado carinhosamente pelos pesquisadores de “cristal de memória  do Superman” (uma vez que a tecnologia lembra os cristais de memória do filme do Super Homem), os dados são gravados por meio de nanoestruturas auto-montadas criadas em quartzo fundido, capazes de armazenar grandes quantidades de dados por mais de um milhão de anos. 

(Cena do filme do Super Homem com os cristais de memória)

A codificação da informação é realizada em cinco dimensões: tamanho e orientação  para além da posição tridimensional das nanoestruturas.

O experimento gravou com sucesso uma cópia digital de 300kb de um arquivo de texto em 5D usando pulsos de luz extremamente curtos e intensos (laser Femtosecond) . O arquivo foi escrito em três camadas de pontos nanoestruturados, separados por cinco micrômetros (um milionésimo de metro).

(Detalhe do laser Femtosecond)

As nanoestruturas auto-montadas mudaram a maneira de como a luz viaja através do vidro, alterando a polarização da luz que pode ser lido pela combinação de microscópio óptico e de um polarizador – semelhante ao encontrado nos óculos de sol polarizados. 

A equipe do Centro de Pesquisa Optoeletrônica estÁ a procura de empresas interessadas em transformar a descoberta em um produto comercial.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções