"Cristais de memória do Superman" podem armazenar até 360TB por toda a vida

Cientistas do Centro de Pesquisa Optoeletrônica da Universidade de Southampton utilizaram nanoestrutura de vidro para demonstrar de forma inédita, os processos de gravação e recuperação de dados digitais em 5 dimensões, através de laser Femtosecond (tipo de laser que opera com pulsos extremamente rÁpidos). O experimento abre um novo "leque" de possibilidades em se tratando de capacidade de armazenamento em mídia óptica, possibilitando atingir 360TB, mantendo a integridade dos dados em uma temperatura de até 1000°C, além de possibilitar o armazenamento por tempo ilimitado.

(Detalhe da mídia 5D)

Chamado carinhosamente pelos pesquisadores de "cristal de memória  do Superman" (uma vez que a tecnologia lembra os cristais de memória do filme do Super Homem), os dados são gravados por meio de nanoestruturas auto-montadas criadas em quartzo fundido, capazes de armazenar grandes quantidades de dados por mais de um milhão de anos. 

(Cena do filme do Super Homem com os cristais de memória)

A codificação da informação é realizada em cinco dimensões: tamanho e orientação  para além da posição tridimensional das nanoestruturas.

- Continua após a publicidade -

O experimento gravou com sucesso uma cópia digital de 300kb de um arquivo de texto em 5D usando pulsos de luz extremamente curtos e intensos (laser Femtosecond) . O arquivo foi escrito em três camadas de pontos nanoestruturados, separados por cinco micrômetros (um milionésimo de metro).

(Detalhe do laser Femtosecond)

As nanoestruturas auto-montadas mudaram a maneira de como a luz viaja através do vidro, alterando a polarização da luz que pode ser lido pela combinação de microscópio óptico e de um polarizador - semelhante ao encontrado nos óculos de sol polarizados. 

- Continua após a publicidade -
A equipe do Centro de Pesquisa Optoeletrônica estÁ a procura de empresas interessadas em transformar a descoberta em um produto comercial.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.