União Europeia eliminará pagamento de "roaming" em ligações em 2015

O Parlamento Europeu anunciou um plano onde pretende acabar até 2015, com o sistema de "roaming" (taxa de deslocamento, normalmente utilizado em longas distâncias, como interestaduais e internacionais) na telefonia móvel dos países pertencentes à União Europeia.

"Margens de lucro desequilibradas sobre o roaming não só criam encargos excessivos para os usuÁrios, como também prejudica o crescimento e prosperidade dos cidadãos. Eles são uma razão pela qual ainda não existe um mercado único das telecomunicações", revelou um dos membros do Parlamento.

A taxa de deslocamento chega a 10% do total das receitas de muitas operadoras de telefonia na Europa. A Comissão de Regulação Europeia de Comunicações Eletrônicas calcula que em média, o custo de roaming para os consumidores é o dobro do que as operadores pagam para a concorrente.

- Continua após a publicidade -
"Esta votação unânime por uma Europa livre de roaming até 2015 é um forte sinal de que apoiamos plenamente o projeto do ComissÁrio Kroes para se livrar de tarifas de deslocamento. Temos que garantir que o mercado de telecomunicações funcione, e que as pessoas não tenham mais receio de usar seu celular para ligações ou download de dados quando estão em outro país. A Índia e os EUA jÁ aboliram as taxas de roaming, e jÁ é tempo da UE fazer o mesmo ", disse o relator Jens Rohde. O projeto de resolução foi aprovado por unanimidade pelos membros do comitê.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.