Chips SoC de 20nm da ARM poderão chegar a 3Ghz

A próxima geração de chips SoC da ARM promete uma significativa evolução sobre os atuais núcleos Cortex-A15. 

A previsão do mercado é que, aliado ao refinamento na litografia, que passarÁ de 28nm para 20nm, a atual barreira de 2.3Ghz (presentes no Snapdragon 800 e Tegra 4i Grey) serÁ superada com folga. 

De acordo com a TSMC, o processo de fabricação mais refinado em 20nm permitirÁ um incremento no desempenho de 30% sobre os atuais chips, além de melhoria na densidade em 90%, ou ainda, permitir uma redução de 25% no consumo de energia.

Desta forma, levando-se em conta o "limite" de 2.3Ghz, este aumento de 30% no "pode de fogo" pode sugerir que os futuros chips podem trabalhar em 3.0Ghz, ou algo muito próximo a isso. Além disso, a maior eficiência energética traduzirÁ em maior autonomia na bateria.

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.