Japoneses criam óculos anti-reconhecimento facial

Pesquisadores japoneses criaram um óculos capaz de evitar o reconhecimento do rosto do usuÁrio. Isso é possível equipando o acessório com 11 pequenas luzes infravermelhas colocadas nas proximidades dos olhos e do nariz, reconhecidas apenas pela maioria das câmeras digitais e invisíveis para os seres humanos.

Ao detectar um disparo de câmera, as luzes são ativadas e obscurecem Áreas do rosto das quais câmeras e softwares dependem para identificar um rosto.

 

Os óculos foram desenvolvidos por Isao Echizen, professor associado ao Instituto Nacional de InformÁtica e pelo professor Seiichi Gohshi, da Universidade de Kogakuin Eles também apresentaram um segundo par de óculos que usa um material refletor para neutralizar dispositivos de imagem que não são afetados pela luz infravermelha.

- Continua após a publicidade -


Como as pessoas não conseguem ver as luzes próximas ao espectro infravermelho, apenas mÁquinas serão afetadas pelo recurso. A ideia é que seres humanos não consigam reconhecer a presença do dispositivo anti-reconhecimento facial. No entanto, ao menos enquanto o acessório estÁ em fase de protótipo, ele parece bem mais indiscreto e esquisito que o Google Glass. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.