Anatel estuda bloquear celulares estrangeiros homologados no Brasil

A partir do ano que vem, as operadoras de telefonia móvel poderão bloquear automaticamente celulares piratas. Quando a medida foi anunciada, ficou esclarecido que isso não afetaria usuÁrios de telefones comprados no exterior, desde que eles fossem homologados no Brasil. Agora, no entanto, a Anatel cogita a possibilidade de bloqueÁ-los também.

Caso haja uma mudança no posicionamento inicial, o bloqueio também afetarÁ os modelos jÁ homologados no país, mas não pertencentes a lotes produzidos para o mercado nacional, ou seja, trazidos na mala por turistas ou introduzidos no mercado por importadores irregulares. 


Uma fonte anônima da Anatel explicou ao Tele.síntese que uma parcela da agência favorÁvel ao bloqueio dos celulares não produzidos para o Brasil alegam que algumas funcionalidades interferem no sinal do celular no país e de que o ideal seria impedir o seu uso. Outros setores do órgão se preocupam com a medida, jÁ que pode gerar um grande desgaste de imagem junto aos usuÁrios, especialmente aqueles que pagaram impostos ao entrar no Brasil com celulares comprados no exterior.

A Anatel mantém um grupo de trabalho par avaliar o tamanho do impacto da decisão de incluir os celulares estrangeiros na política de bloqueio. Ainda segundo a fonte, as operadoras de telecomunicações concordariam com a medida de bloqueÁ-los, o que tem incentivado a agência a manter uma postura favorÁvel à mudança no regulamento inicialmente previsto.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.