Pesquisadores conseguem usar o Kinect para "pilotar" baratas

Pesquisadores na Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA, estão conseguindo controlar baratas remotamente (sim, "controle da mente") usando nada menos que o popular Kinect, da Microsoft. Eles usam o aparelho que foi lançado primeiro no Xbox para traçar a rota que o inseto deve seguir e "pilotam" seus movimentos através do envio de impulsos elétricos através de suas antenas.

O aparato fica preso às costas do animal como uma mochila e é ligado ao sistema nervoso central da barata. Insetos não têm cérebro, mas têm um sistema nervoso. Os direcionamentos são simples, apenas impulsos de "esquerda e direita" para manter o inseto no rumo estipulado. Existe uma certa controvérsia se esse tipo de pesquisa é ética ou não, mas os cientistas têm uma justificativa. Eles pretendem instalar também microfones nas baratas e elas podem ser usadas em casos de desabamentos, seguindo entre os escombros rotas pré-determinadas por equipes de busca, buscando captar a voz de pessoas com seus microfones embutidos. Os pesquisadores pretendem ainda colocar micro-alto-falantes para que as pessoas possam ser avisadas que a ajuda estÁ a caminho. O que daria a impressão de uma barata falante salvadora... Via CNET.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.