Intel Labs exibe 20 projetos tecnológicos no 11º [email protected]

Luzes traseiras de carros salvando vidas, telas envolventes permitindo que as fotos contem a sua própria história e experiências personalizadas para compras. Essas são algumas das 20 inovações apresentadas hoje pela Intel em seu 11º evento anual [email protected]l, uma exposição das mais inovadoras pesquisas geradas a partir dos esforços internos da companhia e de colaborações externas. 


As demonstrações do evento são realizadas em quatro Áreas diferentes:

 

Enriquecendo Vidas
Inclui experiências computacionais que simplificam, melhoram e enriquecem a vida das pessoas. Uma demonstração chamada, ‘Seja Significativo', por exemplo, usa a "Tecnologia Shelf Edge (SET)", para detectar a presença de uma pessoa em uma loja e criar uma experiência de compras mais significativa e personalizada. 


Outra situação é caso o carro precise de um novo filtro de ar. A SET poderia usar o histórico de serviço do veículo para alertar o dono sobre a necessidade de um filtro específico quando ele entrar em uma loja de peças automotivas. Se a pessoa possuir alergia a amendoim, a SET poderia alertar sobre produtos potencialmente perigosos. Se uma pessoa planeja cozinhar salmão para o jantar, a SET poderia recomendar vinhos que melhor complementem o prato.

- Continua após a publicidade -

 

A Sociedade de Dados
Além de ampliar as fronteiras do que as instituições podem fazer com Big Data, o Intel Labs deu ênfase à exploração de trocas significativas de dados entre indivíduos. Na demonstração "Comunidades Vibrantes de Dados", os pesquisadores do Intel Labs combinam dados públicos e pessoais com algoritmos de reconhecimento de contexto para identificar e apresentar as informações mais úteis para as pessoas. Por exemplo, sensores da qualidade do ar em um bairro poderiam ajudar a orientar uma pessoa alérgica para longe de Áreas com pólen durante um surto alérgico.


Tudo Inteligente
Inovações que transformam objetos inanimados ao adicionar capacidades sensoriais. Em uma demonstração, os pesquisadores estão trabalhando em ferramentas fÁceis de usar para automatizar interpretações contextuais com sensores jÁ existentes de modo que a casa comporte-se de forma útil em resposta aos eventos e necessidades específicas da família. A demo ilustra quão fÁcil é a ligação de uma câmera web com um sistema musical para atuar como um sistema de segurança domiciliar e como ligar uma câmera web que recebe interpretações contextuais de um bebê no berço a um alarme na cama dos pais para agir como uma babÁ eletrônica.

Tecnologias Essenciais 
Traz demonstrações sobre componentes que fornecem a base para todas as demais Áreas, incluindo circuitos, arquitetura e software. "Protegendo os dados do sensor" usa hardware e software da Intel para prevenir que partes maliciosas acessem as informações pessoais gravadas por câmeras, microfones e GPSs embarcados em dispositivos móveis. 

- Continua após a publicidade -

Colaboração com a comunidade acadêmica
HÁ dois anos o Intel Labs implementou um modelo único de colaboração direta com os principais pesquisadores acadêmicos do mundo, criando uma rede global de sete Intel Science and Technology Centers (ISTCs, ou Centros de Ciências e Tecnologia da Intel) e seis Intel Collaborative Research Institutes (ICRIs, ou Institutos de Pesquisa Colaborativa da Intel).

"A maioria da nossa pesquisa é realizada pelos próprios pesquisadores da Intel, mas estamos muitos satisfeitos com a quantidade e a qualidade das pesquisas que saem dos ISTCs e ICRIs", disse Justin Rattner, chefe do departamento de tecnologia da Intel . "Ainda mais importante é a estrutura profundamente colaborativa desses compromissos é baseada no modelo aberto de PI beneficiando não só a Intel e os pesquisadores, mas também a indústria tecnológica e a sociedade como um todo".

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.