Custo de desenvolvimento de SoC de 28nm é o dobro de chips em 40nm

Na contramão do que muitos possam imaginar, o custo no refinamento na litografia dos chips não necessariamente se reduz, proporcionalmente ao novo processo de fabricação. Pelo menos é o que afirma a firma de consultoria e anÁlises de mercado Semico Research.

De acordo com a empresa, o custo de desenvolvimento de SoCs (chips do tipo "tudo-em-um") de 28nm é 78% maior do que o processo de 40nm. Para piorar, ainda conforme a Semico Research, o custo de projetar o software necessÁrio para os SoCs mais que dobrou (aumento de 102%) sobre a litografia anterior, superando assim o custo da fabricação propriamente dita dos chips integrados.

A boa notícia é que a firma de consultoria prevê que o crescimento do custo de design de chips serÁ decrescente ao longo das próximas gerações. Segundo a Semico, o aumento no custo serÁ de 48% para se migrar para 20nm, indo para 31% no processo de 14nm, e finalmente chegando a um aumento de 35% no processo de fabricação de 10nm.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.