Malware FakeAV se passa por antivírus e trava equipamentos Android

HÁ alguns anos, os cibercriminosos têm usado o malware FakeAV - que se passa por um antivírus, modifica intencionalmente o estado da segurança do computador e tenta induzir o usuÁrio a adquirir uma nova versão do software - com a finalidade de remover as contaminações ou os problemas de segurança existentes. As mensagens em forma de "pop-up" para convencer o usuÁrio a tomar uma atitude ficam aparecendo na tela até que o malware seja eliminado. Esse tipo de fraude, que antes só afetava computadores de mesa ou notebooks, evoluiu e recentemente se identificou uma variante que também afeta equipamentos Android.

A nova variante detectada pelo Symantec Security Response é conhecida como Android.Fakedefender e trava os dispositivos com sistema operacional Android de forma similar ao que acontece com a técnica chamada Ransomware. O equipamento é mantido como "refém", negando ao usuÁrio o acesso aos arquivos, até que seja feito o pagamento de um resgate.


(Vídeo explicando como funciona o FakeAV em dispositivos Android)

Quando o equipamento estÁ infectado pelo Android.Fakedefender,  os usuÁrios podem ter um ou vÁrios dos seguintes problemas com seu dispositivo:

- Não poder utilizar outras aplicações;
- Erros de compatibilidade com outros dispositivos;
- Mudanças na configuração do sistema operacional;
- Incapacidade de reiniciar o dispositivo.

Para não correr o risco de ser tornar vítima desse tipo de malware, a Symantec recomenda que usuÁrios adotem soluções completas de segurança para se manterem protegidos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.