Segurança dos arquivos na nuvem preocupa a maioria, diz F-Secure

Ao armazenar conteúdo em sites de redes sociais e nos serviços de armazenamento em nuvem, 63% das pessoas ficam preocupadas com a vulnerabilidade da tecnologia dos provedores de armazenamento, segundo a pesquisa Global do Consumidor da F-Secure

Além da apreensão quanto à confiabilidade dos serviços, seis em cada dez entrevistados revelou preocupação com a possibilidade de esses provedores venderem o conteúdo.

O estudo, concluído pela Gfk, realizou entrevistas entrevistas pela web com 6 mil usuÁrios de banda larga, com idade entre 20 e 60 anos, de 15 países: Alemanha, ItÁlia, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suécia, Finlândia, Polônia, EUA, Brasil, Chile, Colômbia, AustrÁlia e MalÁsia.


Para a F-Secure, empresa criada na Finlândia, a privacidade é um valor cultural muito bem guardado com o apoio de leis rígidas que protegem o sigilo da correspondência, telefonia e outras comunicações dos usuÁrios.

"Nós levamos a privacidade pessoal muito a sério neste país. Em todo o mundo, as pessoas estão preocupadas com os serviços em nuvem e com a possibilidade de seus dados serem utilizados para fins de criação de perfil sem permissão", diz Timo Laaksonen, vice-presidente de conteúdo em nuvem da F-Secure. "A F-Secure é o produto de um país onde a privacidade faz parte da cultura. O seu conteúdo é só seu e respeitamos isso. Em tudo o que fazemos, operamos de acordo com esse princípio."

Um dos produtos oferecidos pela F-Secure ao mercado é o Content Anywhere, oferecido pela empresa por meio de operadoras de telefonia móvel e banda larga. O serviço tem políticas rígidas de privacidade e com múltiplas camadas de segurança que protegem dados criptografados do consumidor. 

"A nuvem da F-Secure é construída em conformidade com as normas de privacidade nórdicas e da União Europeia", afirma Janne Jarvinen, diretor e colaborador externo de P&D da F-Secure. "Participamos em consórcios de nuvem nórdicos e da UE que enfocam em como fazer nuvem da maneira certa." 

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.