Supercomputador mais rápido do mundo tem 32 mil CPUs Intel Xeon

O posto de computador mais rÁpido do mundo jÁ tem um novo ocupante, um supercomputador chinês batizado de Tianhe-2, com 32 mil processadores Intel Xeon e mais 48 mil coprocessadores Xeon Phi. Isso tudo totaliza nada menos que 3,12 milhões de núcleos de processamento.

Além disso, o Tianhe-2 conta com 1 petabyte de memória RAM, o que equivale a 12,5 mil vezes a quantidade de memória disponível em um computador pessoal comum.

- Continua após a publicidade -

Com tudo isso, a supermÁquina é capaz de realizar 33 quatrilhões de cÁlculos por segundo e consome 17,8 megawatts de energia. Segundo o CNET, a performance do computador é de 33,86 petaflops, quase o dobro do desempenho do segundo colocado, o Titan, que opera a 17,59 petaflops.

O Tianhe-2 é o successor do Tianhe-1A, que encabeçou a lista dos 500 computadores mais rÁpidos do mundo em 2010.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.