Índice do Artigo

Notícias

Criador de Oddworld acredita que a Microsoft "não está interessada em indies"

Oddworld: Abe's Oddysee foi lançado em 1997 no Playstation e no PC e jÁ era indie, muito antes dessa categoria de games ser definida. Apesar de nunca ter se tornado um mega-sucesso, o game conseguiu juntar sua parcela de fãs, que ficou muito empolgada com o anúncio de Oddworld: New 'n' Tasty, o remake em HD do título. O game vai ser lançado para PS3, PS4, PS Vita, Wii U, PC, Mac e Linux.


Parece que faltou alguém na lista? Para Lorne Lanning, um dos fundadores da Oddworld Inhabitants e líder da companhia, não faltou ninguém. O game não vai sair para Xbox porque Lanning não estÁ nada contente com a política da Microsoft de distribuidores (publishers) obrigatórios em seus consoles e não poupou críticas à empresa durante uma entrevista para a Eurogamer. “Por que precisamos de um distribuidor quando nós mesmos financiamos nossos games, construímos nosso próprio IP, gerenciamos nosso próprio IP e jÁ vendemos quase dois milhões de unidades online como distribuidores indie (sem downloads gratuitos)? Por que? O que hÁ de errado conosco?.”

YouTube video

Quando perguntado sobre o contraste com a política da Sony, que permite o self-publish na PSN, Lanning afirmou que acredita que eles são mais flexíveis porque hÁ muitos desenvolvedores de jogos mais experientes envolvidos na concepção do novo Playstation. “Eles reconhecem que as verdadeiras inovações virão desse espaço, onde as pessoas têm a liberdade e a insanidade de tentar coisas novas e loucas. Eu digo, veja Octodad!” E continua. “Quem estÁ em contato com seus consumidores? E quem parece não ter contato com seus consumidores? Tudo que eu sei é que nós tentamos colocar nossos jogos em suas plataformas e nós não podemos fazê-lo. E eu ainda os ajudei a lançar a caixa.”

Essa “ajuda” a que Lanning se refere no lançamento da “caixa” foi o game Oddworld: Munch's Oddysee que saiu exclusivamente para o primeiro Xbox, no lançamento do console. O desenvolvedor aí aparenta uma mÁgoa pessoa com a empresa. “Algumas pessoas me disseram 'cara, vai lÁ e pronto, você estÁ perdendo milhões de dólares'. Quer saber? Oddworld não foi construído em se vender.”


Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções