Novo trojan para Android é quase impossível de ser eliminado

A empresa de segurança Kaspersky identificou um novo Trojan para Android que é praticamente impossível de ser eliminado. Chamado de "Backdoor.AndroidOS.Obad.a", o vírus envia SMS aos chamados números premium, baixa o malware no dispositivo e é capaz de enviÁ-lo via bluetooth para outros aparelhos, além de realizar comandos remotamente no eletrônico.

De acordo com a Kaspersky, o trojan estÁ muito bem escondido graças à ofuscação do código e usa vÁrias falhas de segurança não registradas do sistema operacional móvel do Google, o que o torna muito difícil de ser analisado.

A ameaça deve ser eliminada logo após a infecção. Quando instalado, o Obad busca obter privilégios de administrador. Depois que consegue, sua remoção se torna impossível.

Segundo o Mashable, a empresa de segurança disse que jÁ informou o Google sobre a vulnerabilidade do sistema. Por enquanto a ameaça não se espalhou. Apenas 0,15% dos ataques de malwares foram feitos utilizando o novo trojan.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você pesa mais quando escolhe sua plataforma para jogos?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.