Intel anuncia câmera para computação perceptiva, a Creative Senz3D

Um destaque da nova geração de processadores Intel Core de quarta geração, anunciada durante a Computex 2013, são as novas formas de interação, acelerando via hardware ação realizadas através de comandos de voz e gestos. A Intel apresentou uma série de ações sendo realizadas através destas novas interfaces, pausando vídeos e realizando pesquisas através de comandos de voz,  e interagindo com modelos tridimensionais através de gestos, e para tornar os computadores compatíveis, um novo periférico: a câmera Creative Senz3D.

Demonstração da computação perceptiva com o game Portal 2 e a Creative Senz3D

Conectada via porta USB, o aparelho faz a captura da posição dos elementos próximos ao notebook, tornando possível para o computador capturar o gesto do usuÁrio e realizar ações como controlar objetos tridimensionais fazendo movimentos em frente ao aparelho. Diferente do Kinect, presente no Xbox 360, este hardware tem enfoque na captura de gestos à distâncias curtas, pensando na interação cotidiana com um notebook. Esta câmera também é captura imagens, possibilitando ações como destravar o aparelho através do reconhecimento facial e verificar o pulso da pessoa.

Veja uma demonstração da câmera percetiva, no TDC 2013

A câmera a Creative Senz3D chega ao mercado durante o terceiro trimestre, ainda sem preço definido. De acordo com a Intel, aparelhos com câmeras compatíveis com a computação perceptiva embarcadas diretamente, sem a necessidade de adquirir um periférico como este, devem chegar ao mercado na segunda metade de 2014. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.