Operadoras não poderão bloquear celulares piratas já em uso

As operadoras jÁ estão preparando uma tecnologia que irÁ bloquear ligações feitas a partir de celulares piratas ou comprados no exterior e não homologados para uso no Brasil. Mas o sistema só poderÁ impedir o uso de aparelhos novos, ou seja, os dispositivos atualmente em uso não serão afetados.

Durante uma audiência sobre os serviços de telecomunicações na Câmara dos Deputados, o deputado Aureo Ribeiro (PRTB-RJ) pediu para as teles relaxarem nas regras, que seriam abusivas para o consumidor. 


Ribeiro argumentou que a culpa de ter um celular não homologado ou ilegítimo não é do cidadão, mas sim do governo. Se uma pessoa usa um dispositivo pirata ou não homologado a responsabilidade é das autoridades, que não fiscalizaram corretamente as fronteiras para evitar o contrabando e a venda.

O presidente do sindicato das operadoras, o Sinditelebrasil, afirmou que as companhias vão bloquear apenas os novos celulares que forem ligados à rede, e não os que jÁ estão em uso. O sistema começarÁ a funcionar em todo o país a partir do primeiro trimestre de 2014. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.