Índice do Artigo

Notícias

Jovens descobrem que a radiação de roteadores impede o crescimento de plantas

A preocupação com a radiação de aparelhos com conectividade sem fio, como celulares, ainda é alvo de pesquisas e controvérsias na comunidade científica. Agora, um estudo simples pode incentivar novas abordagens para o assunto.

Cinco estudantes do nono ano, na Dinamarca, descobriram que plantas não crescem perto de roteadores Wi-Fi. A ideia da pesquisa surgiu quando elas perceberam que, após dormirem com o celular próximo de suas cabeças, não conseguiam se concentrar normalmente nas aulas no dia seguinte.

 

Como as estudantes não tinham recursos para testar os efeitos da radiação no cérebro, resolveram usar algo bem mais simples: bandejas cheias de agrião de jardim. Seis recipientes foram colocados em uma sala sem radiação e outros seis ficaram em outra sala, próximos a roteadores Wi-Fi que, conforme os cÁlculos das alunas, emitem o mesmo tipo de radiação de um celular comum.

Ao longo de 12 dias, as estudantes observaram, mediram e fotografaram as plantas. O cultivo teve sucesso apenas na sala sem os roteadores. Na outra, as plantas não cresceram e boa parte delas, inclusive, estava morta.

O experimento precisa ser comprovado e, portanto, replicado por outros estudiosos. Mas a pesquisa das jovens jÁ chamou a atenção dos cientistas. Um professor de neurociência do Instituto Karolinska, na Suécia, decidiu refazer o teste para comprovar – ou não – os resultados.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções