Quando questionados sobre os tipos de ameaças virtuais mais comuns em jogos online, os entrevistados citaram que, depois dos cavalos-de-Troia (65,1%), aparecem o roubo de informações, com 60,6% dos votos, o roubo da conta do jogador, com 49,5%, e, com a mesma porcentagem, os worms – código malicioso que não precisa de infectar um programa para se propagar.
A ideia do golpe era induzir o usuÁrio a clicar em um link malicioso contido no e-mail e que encaminhava para um site falso que pedia dados relacionados à conta do jogador, nome de usuÁrio e senha.
- Arquivos grandes: os cibercriminosos desenvolvem códigos maliciosos cujos tamanhos variam geralmente entre 10 MB e 50 MB aproximadamente. Nesses casos, o peso do arquivo é artificialmente aumentado para fazer a vítima acreditar que é um crack funcional.
- Ãcones apropriados para o jogo: a maioria dos códigos maliciosos “comuns” utilizam ícones genéricos, contudo, aqueles projetados para jogadores geralmente empregam um ícone de acordo com o jogo.
- Cracks funcionais e maliciosos: alguns códigos maliciosos, como o malware que afetou os jogadores de “Prototype 2”, instalam tanto o crack como a ameaça virtual. Assim, a vítima não suspeita que se trata de um malware.
- Trojans que roubam dados de jogos: algumas famílias de códigos maliciosos como Win32/PSW.WOW, Win32/PSW.OnL
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