Provedores deixarão de ser obrigatórios para conexão ADSL

A Anatel aprovou uma atualização no regulamento da banda larga fixa e uma das principais mudanças é a retirada da obrigatoriedade da contratação de um provedor para que os clientes possam acessar a Internet, no caso de banda larga oferecida por operadoras de telefonia fixa com ADSL. O serviço oferecido por de empresas de TV por assinatura e a internet móvel não necessitam de provedores.


Coisa do passado

"Com a evolução rÁpida que tivemos e com o incremento da banda larga, o próprio prestador de banda larga pode fazer algumas atividades que eram feitas pelos provedores no caso da internet discada", afirma o conselheiro Marcelo Bechara, relator da proposta. 

Conforme informações da Agência Brasil, a regra vale apenas para prestadoras com mais de 50 mil usuÁrios. Mesmo com a nova regulamentação, os provedores continuarão existindo, jÁ que atualmente cerca de 10% dos acessos à rede no Brasil são feios de forma discada. 

A Anatel também determinou que os provedores deverão guardar os registros de conexão por um ano para ajudar no rastreamento de crimes cibernéticos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.