Microsoft espiona mensagens enviadas pelo Skype

As mensagens que você envia e recebe pelo Skype não são 100% confidenciais. A Microsoft regularmente monitora e é capaz de armazenar o conteúdo das mensagens em busca de sinais de fraude, de acordo com o Ars Technica.

O site fez alguns testes e confirmou a "espionagem", com a ajuda de um pesquisador independente em segurança e privacidade, Ashkan Soltani. Eles enviaram quatro links pelo Skype, dos quais dois nunca foram clicados, mas outros dois foram acessados por uma mÁquina com um IP pertencente à Microsoft.


Essa descoberta vai de encontro à crença, espalhada até entre profissionais de segurança e jornalistas, de que o Skype possui mecanismos de criptografia e que a mensagem enviada só é decodificada ao chegar ao destinatÁrio. O Ars Technica destaca que isso não é verdade, jÁ que a Microsoft consegue ler as URLs enviadas através do comunicador instantâneo.

"Mesmo que a Microsoft esteja apenas escaneando os links por boas razões, como para encontrar links maliciosos, isso indica que ela pode interceptar algumas das suas mensagens de texto", explica Matt Green, especialista em criptografia na Johns Hopkins University. 

Uma vez que a empresa coleta dados de uma mensagem, ainda não estÁ claro o que ela faz com os dados. Não se sabe o local onde eles são armazenados e nem se são destruídos logo após a verificação. "Se eles estão monitorando URLs no bate-papo, o que mais eles podem monitorar? Eles podem gravar todas as suas conversas?", questiona Soltani, em entrevista à PC World

O especialista ressalta que, se for esse o caso, a Microsoft poderia ser obrigada por um governo a ativar o monitoramento de um usuÁrio, caso suspeite de alguma irregularidade. "Até agora, não tínhamos dados para mostrar que a Microsoft tem essa capacidade", disse ele. "Agora temos."

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.