Tecnologia QDEF promete 50% mais cores e menor consumo de energia para LCDs

A 3M e a Nanosys acabam de anunciar durante a SID 2013 que irão começar o envio das primeiras amostras de qualificação de seus filmes Quantum Dot Enhancement Film (QDEF) para os fabricantes de LCDs.

De acordo com as empresas, a tecnologia QDEF promete aumentar a gama de cores em 50%, além de reduzir o consumo de energia para os monitores LCD. 


(Imagem da esquerda: sem a tecnologia. Imagem da direita com o QDEF)

A tecnologia QDEF utiliza as propriedades de emissão de luz de pontos quânticos para criar uma iluminação de fundo ideal para LCDs, que é um dos fatores mais críticos no desempenho de cor e eficiência das telas de cristal líquido. Um ponto quântico, que é 10.000 vezes mais fino do que um fio de cabelo humano, pode ser ajustado para emitir luz em comprimentos de onda muito precisos.

Isso significa que os fabricantes podem criar painéis com luz de fundo altamente otimizados que só produzem os comprimentos de onda exatos de luz vermelha, verde e azul, gerando tonalidades de cores muito mais ricas e precisas, além de otimizar o desempenho energético. 

Trilhões desses pontos quânticos protegidos pela barreira de um filme são disposto dentro de uma unidade de backlight LCD. O novo filme substitui um jÁ encontrado dentro da tela, o que significa que o processo de fabricação não exige novos equipamentos ou mudanças de processos para o fabricante.

Abaixo vídeo (em inglês) com mais detalhes:

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.