Criador da Web defende aprovação do Marco Civil da internet no Brasil

O criador da World Wide Web, Tim Berners-Lee, declarou que apoia a aprovação do Marco Civil da Internet no Brasil e diz que o país seria uma das lideranças em temas sobre a rede por abordar de "forma social" o projeto de lei e defender os direitos civis. A declaração foi feita durante a conferência WWW2013, no Rio de Janeiro.


Brasil lidera o assunto porque olha a questão pelo ângulo correto, diz o criador da WWW

"Precisamos de algo que reforce a neutralidade da rede em benefício dos usuÁrios", disse Lee ao argumentar que uma lei regulatória não basta e que deve haver consenso entre os provedores de internet para respeitarem essas decisões. A neutralidade pretende garantir que todos os conteúdos sejam tratados da mesma forma, independente de interesses comerciais de provedores e operadoras.

O relator do projeto, Alessandro Molon (PT-RJ), comemorou o apoio do pai da Web e defendeu a retomada da tramitação, que sofre resistência na Câmara dos Deputados. De acordo com ele, o primeiro passo é convencer as lideranças partidÁrias a recolocar a proposta na pauta do plenÁrio.

Em janeiro, durante a Campus Party, Molon afirmou que a falta de conhecimento dos parlamentares sobre a internet e como ela funciona é um dos principais fatores que dificultam a aprovação do projeto no Congresso. A discussão em torno do Marco Civil da Internet estÁ parada desde novembro do ano passado.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.