Adolescente comprova interferência dos ímãs do iPad em marca-passos

Os ímãs colocados no iPad para interagirem com as Smart Covers podem interferir no funcionamento de marca-passos, dispositivos que controlam a pulsação de pessoas com problemas no coração. A constatação é de Gianna Chien, uma adolescente de 14 anos, que apresentou os resultados de seu estudo a mais de 8 mil médicos especialistas na Área.

Na pesquisa com 26 voluntÁrios, a jovem descobriu que 30% dos pacientes com marca-passos foram afetados ao colocarem o iPad 2 sobre seus peitos. Conforme a Bloomberg, que divulgou os resultados, a maioria dos aparelhos volta a ligar automaticamente quando o ímã é afastado, mas alguns só voltam a funcionar se forem ativados manualmente. 


Com o uso normal, os pacientes não devem enfrentar problemas. Mas se uma pessoa esquecer o tablet perto do peito e dormir, por exemplo, os ímãs podem "desligar acidentalmente o dispositivo", alerta Chien, que é filha de um médico. "Definitivamente eu acho que as pessoas deviam estar cientes. É por isso que estou apresentando o estudo".

John Day, especialista em questões ligadas ao ritmo cardíaco, diz que a pesquisa de Chien é importante por ajudar a levantar questões sobre os perigos dos ímãs em condições bem específicas. O estudo dÁ um alerta a pessoas que usam desfibriladores implantados, que dão choques elétricos para restabelecer o funcionamento de um coração que sofre com uma parada.

A porta-voz da Apple, Trudy Muller, não quis comentar o assunto, mas referiu-se ao guia online do iPad 2, que alerta sobre os riscos para pacientes cardíacos. O documento recomenda manter uma distância mínima de 15cm entre o portÁtil e o marca-passo para evitar interferências. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.