Google mostra as mudanças na superfície da Terra nos últimos 28 anos

O Google lançou o projeto Timelapse para mostrar em imagens de satélite a transformação que a superfície da Terra sofreu de 1984 a 2012. A ferramenta permite visualizar o crescimento de cidades e mudanças em determinados locais, como o aumento no desmatamento da Floresta Amazônica e o degelo no Alaska.

As imagens foram coletadas a partir de uma missão entre o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e a NASA. De acordo com a publicação do Google, os satélites estavam observando o espaço desde 1970 e enviavam as fotos para a Terra. A USGS foi a responsÁvel por armazenar todas essas imagens.

Em 2009, o Google começou o trabalho com o Serviço Geológico para colocar online essa galeria de imagens. Com a tecnologia Google Earth Engine, foram analisadas 2.068.467 fotos (cerca de 909 terabytes de dados) e selecionadas aquelas que possuíam a melhor qualidade, sem nuvens no céu, para cada ano desde 1984 e para cada lugar da Terra.

- Continua após a publicidade -

Após a criação da galeria, o CREATE Lab, da Carnegie Mellon University, transformou a sequência de imagens em uma animação HTML5.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.