Motorola e Nokia lideram ranking de reclamações do Procon-SP em 2012

Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, apresentou um ranking das fabricantes de celulares que mais receberam reclamações no estado. Segundo a publicação, em 2012, a Motorola e a Nokia foram as campeãs da lista, com 788 e 624 reclamações registradas respectivamente. Desse número, a Motorola manteve um índice de 53% de resolução, enquanto a Nokia alcançou 66%.

A terceira posição ficou com a Samsung e sua enorme linha de smartphones. Apesar de contar com um registro de 567 reclamações, resolveu um bom número delas: 95%.

Além disso, a instituição também forneceu dados das reclamações registradas no primeiro trimestre de 2013. Comparando com o mesmo período de 2012, as principais fabricantes (Motorola, Samsung, Nokia e LG) registraram um aumento no número. Enquanto na Motorola houve um crescimento de 16%, a Samsung teve um aumento de 69%.

- Continua após a publicidade -
Os principais problemas relatados pelos consumidores também foram divulgados na anÁlise. Do número total, 3.780 das reclamações foram sobre vícios de qualidade, que é quando o produto não funciona adequadamente, 2.440 destacaram  falta ou atraso na entrega do produto e 769 mencionavam problemas de descumprimento ou cancelamento do contrato.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.