Um em cada 20 computadores no mundo está infectado

Aproximadamente 50 milhões de computadores em todo o mundo estão contaminados com algum tipo de malware, conforme dados do Kaspersky Security Scan, ferramenta gratuita de verificação que reúne estatísticas de segurança. A pesquisa considerou mÁquinas com e sem antivírus instalados.

Isso significa que um a cada 20 computadores no planeta sofre com alguma infecção, o equivalente a 5% das mÁquinas. Quando considerados apenas os computadores que não possuem antivírus, a porcentagem sobe para 13%.

"A pesquisa representa um bilhão de equipamentos. Se aplicarmos as nossas estatísticas percebemos que cerca de 50 milhões de computadores em todo o mundo estão contaminados", afirma Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab. O executivo ainda ressalta que o estudo foi realizado em equipamentos domésticos e de pequenas empresas 

Os países que apresentaram o menor nível de contaminação, segundo o Kaspersky Security Scan, são Alemanha, Austria, e Suíça com menos de 3% de infecções. JÁ os mais infectados são a Rússia, Ucrânia, Bielorússia, Cazaquistão e Turquia.

Segundo Kaspersky, uma solução de segurança não garante 100% de proteção, mas as estatísticas apontadas pelo KSS são inadmissíveis. "O único aspecto positivo é que os computadores infectados, sem software de segurança, contabilizam o triplo de contaminação", diz o CEO. "É evidente que a qualidade das soluções de segurança não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. Por isso, é sempre necessÁrio instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre atualizado", finalizou.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.