Pentágono aprova uso de aparelhos Samsung e BlackBerry 10

O PentÁgono, quartel-general do Departamento de Defesa Americano (USDOD), aprovou o uso dos aparelhos Samsung e os BlackBerry 10, por seus funcionÁrios. O Tenente Colonel Damien Pickart (não, ele não é tenente e coronel), porta-voz do PentÁgono, afirmou que o departamento finalizou a verificação dos smartphones e tablets equipados com BlackBerry 10 e os Samsungs com Android Knox.

 Android Knox e BlackBerry 10 estão liberados no PentÁgono, e o iOS deve se juntar aos dois em breve

A tecnologia Android Knox é uma tecnologia presente em alguns aparelhos da linha Galaxy, como o Galaxy Note II e o Galaxy S3, e tem como principal função fazer uma separação entre os perfis de uso pessoal e de uso profissional, evitando que uma invasão do sistema que atinja a porção "pessoal" do aparelho também torne vulnerÁvel a parte do sistema voltado ao uso profissional. Um processo semelhante também estÁ presente nos aparelhos com o sistema BlackBerry 10, garantindo a divisão dos dados pessoais e profissionais do usuÁrio.

Outra empresa que vem correndo atrÁs da certificação, por conta do PentÁgono, é a Apple. A empresa jÁ possui aparelhos em testes, e pode conseguir em breve a "carta branca" para que seus produtos sejam utilizados pelos funcionÁrios do USDOD. Hoje existem 600 mil usuÁrios de smartphones e tablets dentro do órgão de defesa americano, sendo que 470 mil utilizam aparelhos BlackBerry, 41 mil dispositivos Apple e 8,7 mil Androids. Os aparelhos com Android e Apple são, na maioria, parte de programas de testes do PentÁgono.

Apesar do número pouco expressivo de aparelhos, as fabricantes de smartphones brigam para conseguir a aprovação do PentÁgono por conta do alto apelo que seus dispositivos recebem ao possuírem a permissão de uso no Departamento de Defesa, propaganda muito interessante principalmente para o meio corporativo (e que por muito tempo foi "praia" da BlackBerry, como os próprios números indicam). Para quem duvida da importância desta disputa, basta imaginar o poder que uma figura pública, como Barack Obama, tem ao aparecer usando um iPhone ou um Galaxy.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.