Smartphones ficam até 13% mais baratos, indicam varejistas

Com a desoneração de impostos sobre os smartphones fabricados no Brasil, estabelecida no início de abril, a redução de preços chega a 13%, informaram varejistas ao UOL Tecnologia. Mesmo assim, o consumidor deve pesquisar bem antes de fechar negócio, jÁ que nem sempre um percentual maior de desconto indica um preço final menor.



A reportagem do UOL mostra, por exemplo, que o smartphone Motorola Razr i estÁ por R$1.129 no Extra, com um desconto de 13%. No entanto, o mesmo modelo, com 10% de redução no Magazine Luiza, sai por menos – R$1.089.

Em média, as empresas consultadas (Extra, Magazine Luiza e o grupo Via Varejo – que administra Casas Bahia e Ponto Frio) dão um desconto de 10% nos aparelhos. A porcentagem estÁ um pouco acima da estimativa da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que acreditava que os descontos não iam superar os 9,25%. Porém, a queda nos preços estÁ bem menor do que o prometido pelo governo, que falava em valores até 30% mais baixos.

Para aproveitarem a desoneração, os smartphones precisam obedecer a vÁrios critérios, como conexão 3G, Wi-Fi, aplicativo para navegação na internet, aplicativo de e-mail, tela sensível ao toque  ou teclado físico no padrão QWERTY e tela de até 18 cm². Conheça alguns dos modelos que se enquadram nas normas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.