IBM cria animação movendo átomos

Depois de montar seu logo com Átomos, a IBM partiu para um plano ambicioso: a empresa criou uma animação. O curta "A Boy And His Atoms" (Um Garoto e seu Átomo, em tradução livre) é nada menos que a empresa "brincando" de criar a menor animação da história, sendo preciso ampliar 100 milhões de vezes a imagem para podermos ver este vídeo, que tem tudo para despertar nostalgia nos fãs do Atari.

A IBM moveu com uma agulha fina um conjunto de Átomos de monóxido de carbono, posicionados sobre uma superfície de cobre, para criar a animação em 242 quadros. A menor animação do mundo serve como publicidade de um outro feito da companhia: a IBM conseguiu armazenar um byte, o equivalente a oito bits, em apenas doze Átomos. Isto é uma vitória de lavada sobre o atual padrão da indústria, que gasta aproximadamente um milhão de Átomos para armazenar a mesma quantidade de dados.

Quem quiser ver mais detalhes do feito, pode conferir este link, onde a IBM mostra o making off da animação, os materiais usados e como eles conseguiram mexer em Átomos com uma agulha minúscula, enquanto você aí sofre pra passar o fio pelo olho de uma agulha convencional.

Para o futuro, ficamos no aguardo de dispositivos de armazenamento com capacidades absurdas, ou um longa-metragem em parceria com a Pixar, composto por Átomos e uma lição de moral no fim.

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
ibm
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Você quer processadores da AMD com gráficos integrados

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.