Índice do Artigo

Notícias

IBM cria animação movendo átomos

Depois de montar seu logo com Átomos, a IBM partiu para um plano ambicioso: a empresa criou uma animação. O curta “A Boy And His Atoms” (Um Garoto e seu Átomo, em tradução livre) é nada menos que a empresa “brincando” de criar a menor animação da história, sendo preciso ampliar 100 milhões de vezes a imagem para podermos ver este vídeo, que tem tudo para despertar nostalgia nos fãs do Atari.

YouTube video

A IBM moveu com uma agulha fina um conjunto de Átomos de monóxido de carbono, posicionados sobre uma superfície de cobre, para criar a animação em 242 quadros. A menor animação do mundo serve como publicidade de um outro feito da companhia: a IBM conseguiu armazenar um byte, o equivalente a oito bits, em apenas doze Átomos. Isto é uma vitória de lavada sobre o atual padrão da indústria, que gasta aproximadamente um milhão de Átomos para armazenar a mesma quantidade de dados.

Quem quiser ver mais detalhes do feito, pode conferir este link, onde a IBM mostra o making off da animação, os materiais usados e como eles conseguiram mexer em Átomos com uma agulha minúscula, enquanto você aí sofre pra passar o fio pelo olho de uma agulha convencional.

Para o futuro, ficamos no aguardo de dispositivos de armazenamento com capacidades absurdas, ou um longa-metragem em parceria com a Pixar, composto por Átomos e uma lição de moral no fim.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções