Receita estima que 5 mil declarações de IR foram feitas via tablets ou smartphones

A estimativa da Receita Federal é de que cerca de 5 mil declarações de Imposto de Renda tenham sido enviadas por meio de smartphones ou tablets neste que foi o primeiro ano da oferta do serviço para plataformas móveis. O secretÁrio da Receita, Carlos Alberto Barreto, tomou como base as 4,2 mil declarações entregues até 29/04, véspera do prazo final para o envio. De acordo com ele, cerca de 5 milhões de contribuintes poderiam se beneficiar do serviço, mas como apenas uma divulgação foi feita, o número alcançado jÁ é um sucesso.


Pico de envio das declarações por meio de smartphones ou tablets foi das 21hs às 22hs

 

"No primeiro ano em que a Receita aceitou a declaração em disquete, o número de entregas foi bem menor que 5 mil", disse o secretÁrio à Agência Brasil. Ao todo, 51% das declarações foram enviadas por dispositivos com sistema iOS e 49% por aparelhos Android.

A média de idade de quem utilizou o dispositivo móvel na transição é de 33 anos, e de quem enviou o formulÁrio através de um PC é de 47. Houve diferença também no horÁrio de entrega. De acordo com a Receita, o pico de envios por smartphones ou tablets ocorreu das 21hs às 22hs, jÁ o pico de envio dos outros contribuintes foi das 15hs às 16hs.

Para o próximo ano, Barreto disse que o aplicativo para o preenchimento e envio das declarações, o Pessoa Física analisado aqui no Adrenaline, terÁ menos restrições e a possibilidade de importar dados da declaração do ano anterior.

- Continua após a publicidade -

A partir de hoje, a Receita estÁ recebendo as declarações com atraso. Quem perdeu o prazo de envio estÁ sujeito a uma multa mínima de R$165,74. A quantia é alterada dependendo da demora para o envio da declaração e do valor do imposto a ser pago.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.