CERN restaura o primeiro site do mundo para comemorar os 20 anos de internet aberta

O CERN (acrônimo para o nome francês Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) é o laboratório europeu de pesquisa nuclear que ficou mundialmente conhecido depois da instalação do "Large Hadron Collider", o maior acelerador de partículas do mundo. Mas o que muitos não sabem é que o modelo de internet aberta, como o conhecemos, também foi desenvolvido lÁ, por Tim Berners-Lee no dia 30 de abril, hÁ exatamente 20 anos.


Segundo Engadget, foi exatamente nessa data em 1993 que Berners-Lee tornou a tecnologia do "WWW" disponível, sem necessidade de licença, adicionando algumas funcionalidades de browser e códigos para o funcionamento em rede "livre". Para comemorar esse marco, o CERN resolveu restaurar o primeiro site criado no mundo, do jeitinho que ele era, tentando inclusive usar os servidores da época, para restaurar com o mÁximo possível de exatidão. Esse site é o primeiro passo de um projeto do laboratório para preservar a "memória da internet". Se você ainda achava a internet coisa muita nova, pense melhor, agora ela estÁ ganhando até um "museu".

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.