Brasil e Peru disputam com Amazon o direito do uso do domínio ".amazon"

Representantes do governo brasileiro e peruano estão disputando o uso do domínio ".amazon"  com a Amazon. O conflito acontece pois além de ser utilizado pela gigante das vendas online, Amazon é também a grafia em inglês para os nomes do maior rio (em volume de Água) e da maior floresta do mundo.

Os dois países jÁ protocolaram uma reclamação ao ICANN, órgão responsÁvel pela liberação dos domínios de internet, sendo que o principal argumento é que "permitir que empresas privadas registrem nomes geogrÁficos como gTLDs, como forma de reforçar a força de sua marca ou aumentar seus lucros, não serve ao interesse público". Segundo os representantes governamentais, o uso do domínio ".amazon" deveria ser voltado à divulgação de informações sobre a Amazônia, bem como um espaço para ensino de preservação ambiental.

Um conflito semelhante acontece com a disputa do nome ".patagonia", em disputa pelo governo argentino e a fabricante de roupas homônima. Outras disputas envolvem o registro de domínios genéricos, como ".books" e ".apps", requeridos por diversas empresas.  

A criação de novos domínios de primeiro nível (gTLDs) foram liberados a partir de abril, e possibilitam criar URLs com finais ".qualquercoisa".  Esta mudanças é a maior desde a criação do padrão de caminhos na internet, sendo que inicialmente os sites estavam limitados a 22 tipos, incluindo os tradicionais ".com", ".gov" e ".edu", por exemplo.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.