Vendas de HDs não foram afetadas pelos SSDs, revela Western Digital

Apesar do expressivo avanço dos drives de estado sólido no mercado de dispositivos de armazenamento, a Western Digital Corp. (WD) afirma que o ritmo das vendas dos discos rígidos (HDs) não foi afetado pela popularidade que os SSDs vem obtendo ao longo dos últimos trimestres.

De acordo com Stephen Milligan – presidente da WD – o maior "inimigo" dos HDs até o momento não foi o drive de estado sólido, mas sim a enchente na Tailândia no final de 2011 que afetou toda a produção mundial de discos rígidos, resultando em expressivos aumentos nos valores dos HDs – e conseqüente redução nos volumes comercializados (de 170 milhões para 135 milhões unidades). 

Ainda segundo o executivo, além da catÁstrofe no sudoeste asiÁtico, o mercado de discos rígidos padece do encolhimento nas vendas de PCs em todo o mundo. Para Milligan, apesar do avanço dos SSDs nos lares e escritórios, os usuÁrios vêm adquirindo os drives de estado sólido como um componente complementar ao HD, não o excluindo, portanto, dos gabinetes dos computadores.

Nem mesmo a estratégia de algumas empresas (como é o caso da Apple e Lenovo) de substituir os HDs em favor dos SSDs em notebooks parece abalar a confiança de Milligan. Ao que parece, o executivo não se importa em perder um segmento que representa atualmente vÁrios milhões de unidades. Em compensação, o presidente da WD mostra-se reticente com o mercado de tablets, que vem ganhando cada vez mais terreno , e que por razões de ordem técnica, não suportam um HD.

Provavelmente pensando na evolução dos dispositivos móveis, que vêm passando continuamente pelo processo de miniaturização e ficando cada vez mais finos, a Western Digital lançou no início da semana uma série especial de HD, com espessura de apenas 5mm.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.