Tetris faz bem aos olhos, conclui estudo

Uma equipe de pesquisadores da Universidade McGill descobriu através de um experimento que o tradicional game de raciocínio Tetris impactou positivamente no tratamento de quem sofre de ambliopia, conhecido popularmente como "olho preguiçoso". 

Nove voluntÁrios com ambliopia foram convidados a usar óculos com projeção de imagens (no melhor estilo Google Glass) durante uma hora por dia, por um período de duas semanas, enquanto jogavam Tetris. Os óculos foram configurados para que um olho pudesse ver apenas os objetos que caiam, enquanto que o outro olho podia ver apenas os blocos que se acumulavam no chão.

Como forma de validar o experimento, foi utilizado um grupo controle composto por nove voluntÁrios com "olho preguiçoso", onde estes utilizaram óculos com projeção de imagens, mas com o olho sadio coberto, assistindo o jogo inteiro apenas através de seu olho que sofria de ambliopia.

Ao final de duas semanas de teste, o grupo que utilizou ambos os olhos tiveram uma melhoria na visão em relação ao grupo controle.

Apesar do experimento ter se mostrado positivo, os oftalmologistas informam que até o presente momento, a única forma de cura para a ambliopia é através de cirurgia, ou utilizar um tapa-olho durante vÁrios meses.

Esta não é a primeira vez que pesquisadores descobrem as "proezas" de Tetris para o ser humano. No final de 2010, cientistas da Universidade de Oxford descobriram que jogar Tetris pode reduzir os sintomas de ansiedade e os flashbacks causados após eventos pós-traumÁticos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.