Após perda para o Banco do Brasil, Gradiente recupera o controle sobre a marca iPhone

Se você jÁ achava o caso Apple vs Gradiente exótico, a disputa pela marca iPhone no Brasil ganhou mais um capítulo curioso ontem: o Banco do Brasil conseguiu, temporariamente, o controle sobre a marca iPhone no Brasil, como forma de pagamento de uma dívida de quase R$ 950 mil da IGB Eletrônica, dona da Gradiente, e o presidente da companhia, Eugenio Emilio Staub. 

Na tarde de ontem (24/04), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INP) publicou despacho de uma decisão da 27ª Vara Cível da Comarca de São Paulo/SP determinando o arresto da propriedade da marca iPhone, uma medida judicial que tem como função garantir que os devedores não irão "sumir com seus bens" para fugir do pagamento do débito.

Apesar da publicação ter ocorrido ontem, o pedido de arresto foi feito pelo BB hÁ um mês e, segundo Staub, a empresa jÁ conseguiu suspender a decisão do juiz. 

Caso iPhone
A disputa sobre o uso do nome  iPhone no Brasil ganhou repercussão em fevereiro, quando a Gradiente conseguiu com o INP o registro da marca. Apesar da aprovação tardia, o pedido foi feito em 2008, antes do lançamento mundial do smartphone da Apple. Enfim com direito sobre o nome, a Gradiente lançou sua linha de smartphones iPhone no país, com direito a vídeo explicando porque estava fazendo isto.

- Continua após a publicidade -

A Apple vem batalhando para reconquistar o direito a marca, inicialmente através do próprio INP, e agora com negociações diretas com a Gradiente. Segundo informações do site G1, as tentativas de negociações dos advogados das duas empresas não resultaram em um acordo, até o momento. Caso o Banco do Brasil volte a conseguir o arresto da marca, o leilão dos direitos sobre o nome iPhone seria utilizado para criar o smartphone do Banco do Brasil pagar a dívida da empresa com o banco.

[+UPDATE]: Apesar de ter conseguido suspender o bloqueio do uso da marca por parte do Banco do Brasil, a Gradiente ainda precisarÁ enfrentar o julgamento da questão, marcado para o dia 8 de maio.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.