AMD anuncia a Radeon HD 7990 "Malta" (versão dual GPU da 7970 Ghz Edition)

A AMD anunciou hoje o lançamento da Radeon HD 7990 "Malta", placa topo de linha equipada com dois chips grÁficos "Tahiti".

A versão "Malta" possui uma série de vantagens sobre a HD 7990 "original", codinome "New Zealand". A começar pelo sistema de refrigeração, que ao invés de utilizar um cooler que ocupe 3 slots, necessita apenas dois. Outra vantagem é o sistema de alimentação de energia, dispensando o terceiro conector, passando a apenas 2 do tipo 8 pinos.


Contudo, o grande destaque da Radeon HD 7990 "Malta" estÁ em sua robusta configuração, notadamente no que diz respeito às freqüências de operação. A nova placa topo de linha da AMD é basicamente uma dual Radeon HD 7970 Ghz Edition, ou seja, GPU trabalhando em 1Ghz, com 2x2048 stream processors,  2x128 TMUs, 2x32 ROPs, 2x3GB de GDDR5 @ 6Ghz e interface de memória dupla de 384 bits (largura de banda de 288 Gb/s). O poder computacional é de até 8,2 TeraFlops.


Como forma de comportar os dois chips grÁficos em CrossFire interno, a placa conta com um chip "ponte" PLX PEX8747 de 48 linhas PCI-Express 3.0. Vale ressaltar que é possível utilizÁ-la junto com uma HD 7990 "New Zealand" em uma configuração quad-CrossFire.

A Radeon HD 7990 "Malta" possui 4 conectores mini-DisplayPort, e um dual-link DVI, além de sistema dual-BIOS, conferindo assim maior segurança ao usuÁrio em casos de problemas de atualizações, ou overclocks mais agressivos.



Fechando a lista de atrativos, a VGA vem acompanhada por 8 jogos de "peso", como é o caso de Far Cry 3, Far Cry 3: Blood Dragon, Crysis 3 Hunter Edition, Bioshock: Infinite, Tomb Raider (2013), Hitman Absolution, Sleeping Dogs e Deus Ex: Human Evolution. 

O preço da Radeon HD 7990 "Malta" é de US$ 999, exatamente o mesmo de sua rival GeForce GTX 690.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Em jogos single-player como Resident Evil Village, você prefere:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.