Google se junta à Aliança FIDO pela criação de um sistema de segurança universal

Fast IDentity Online (Indentidade RÁpida Online) é a versão completa do nome FIDO, uma nova aliança que visa desenvolver um padrão aberto de autenticação universal que torne obsoleto o uso de senhas convencionais.O grupo, fundado por grandes nomes como Lenovo e PayPal, acaba de ganhar uma poderosa aliada: a Google.


A notícia saiu lÁ no Engadget. A aliança que acaba de ganhar o endosso da gigante dona do Android tem pretensões igualmente grandes: querendo criar especificações abertas para a autenticação através de tecnologias jÁ em uso como tokens de segurança pelo USB, Near Field Communication (NFC) e One Time Passwords (OTP), ou usando também tecnologias de biometria (reconhecimento facial, scanner de digitais) que ainda precisam de implementação no uso doméstico. A ideia é reunir tudo isso numa única infraestrutura, criada por eles, e que possa ser adaptada ao uso de cada organização.

Ainda que esses novos métodos de autenticação pareçam distantes, é bom não esquecer que na informÁtica tudo acontece muito rÁpido. Pode ser que logo estejamos nos despedindo daquele link discreto, chato e necessÁrio do "esqueceu sua senha?".

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.