
Carro autônomo desenvolvido no Brasil "atropela" apresentadora de TV
Os carros que dirigem sozinhos têm ganhado destaque recentemente. Na última CES, por exemplo, empresas como a Toyota exibiram seus veículos autônomos. Companhias de segurança, inclusive, jÁ se preparam para lidar nesses equipamentos com ameaças parecidas com as que vemos hoje nos PCs.
Apesar de desenvolvidos para que ajam de forma inteligente, ou seja, muito menos suscetíveis a acidentes do que automóveis controlados por seres humanos, isso não foi o suficiente para evitar um pequeno acidente com a apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga.
Enquanto apresentava ao vivo na manhã de hoje uma matéria sobre um carro autônomo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o veículo deu ré sozinho, com a porta aberta, atingindo a apresentadora. O programa precisou ser interrompido.
O professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto, afirmou ao G1 que a "culpa" não foi do carro, mas que o acidente foi resultado de uma "falha humana", devido à "não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança". O vídeo pode ser visto no site do UOL.