Carro autônomo desenvolvido no Brasil "atropela" apresentadora de TV

Os carros que dirigem sozinhos têm ganhado destaque recentemente. Na última CES, por exemplo, empresas como a Toyota exibiram seus veículos autônomos. Companhias de segurança, inclusive, jÁ se preparam para lidar nesses equipamentos com ameaças parecidas com as que vemos hoje nos PCs. 

Apesar de desenvolvidos para que ajam de forma inteligente, ou seja, muito menos suscetíveis a acidentes do que automóveis controlados por seres humanos, isso não foi o suficiente para evitar um pequeno acidente com a apresentadora da Rede Globo, Ana Maria Braga

Enquanto apresentava ao vivo na manhã de hoje uma matéria sobre um carro autônomo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), o veículo deu ré sozinho, com a porta aberta, atingindo a apresentadora. O programa precisou ser interrompido.

O professor Alberto Ferreira de Souza, coordenador do projeto, afirmou ao G1 que a "culpa" não foi do carro, mas que o acidente foi resultado de uma "falha humana", devido à "não realização de alguns procedimentos técnicos de segurança". O vídeo pode ser visto no site do UOL.

- Continua após a publicidade -

Segundo o professor, a falha foi na hora de mudar o sistema de automÁtico/robô para manual/ser humano. "Fui destravar para abrir a porta traseira e não verifiquei que o freio não estava puxado. O processo não foi feito corretamente", explica. "Quando desativei o robô e passei para o controle manual, o carro começou a descer. Tentei ativar o freio, mas o carro jÁ estava em movimento e não consegui. A porta do carona estava aberta e atingiu a Ana Maria, mas ainda bem que não houve nada grave."

O coordenador do projeto ainda destacou que o carro, enquanto estava no modo automÁtico, não apresentou nenhum problema. "Tanto que o carro estava parado, porque o último comando dado ao computador foi stop. O carro andou quando passei para o modo manual sem verificar o freio", reforçou.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.