Índice do Artigo

Notícias

Nova microbateria de lítio é 30 vezes menor e recarrega 1000x mais rápido

Enquanto o número de núcleos, o tamanho da tela e a quantidade de recursos em smartphones só aumentam, a duvida para muitos é quando que as baterias vão acompanhar esta evolução. A Universidade de Ilinóis pode estar trabalhando no fim da ditadura do “carregue todo dia”, através da fabricação de microbaterias. 

O novo processo de manufatura das baterias de lítio fariam um “posicionamento tridimensional” dos cÁtodos, conseguindo inserir uma maior quantidade destes elementos em um menor espaço. Com este formato, o grupo de pesquisa liderado por William P. King alcançou uma redução de 30 vezes no tamanho da bateria. A maior concentração também otimizou o tempo de recarga, superando em mil vezes as atuais tecnologias.

Este ganho de espaço pode ser utilizado tanto na miniaturização dos aparelhos (apesar da indústria de smartphones parecer ter outros objetivos), como no aumento do alcance dos celulares, com o aumento da potência, ou também um melhora da autonomia, incrementando o número de células aproveitando o espaço vago criado com a redução de tamanho.

 Esquemas da microestrutura, pra quem quiser tentar em casa

Como toda nova tecnologia, porém, ainda hÁ um longo caminho para tornar a fabricação destas novas baterias algo possível em larga escala, com custo baixo o suficiente para tornÁ-las comercializÁveis. Até lÁ, não esqueçam de levar com vocês seus carregadores.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções