CPUs Intel Haswell para laptops (Crystal Well) podem ter 64MB de cache L4 para GPU

Ao que tudo indica, os futuros processadores topo de linha para portÁteis da Intel, codinome Crystal Well (pertencentes à geração Haswell) deverÁ ser um divisor para a gigante do silício.

De acordo com as informações levantadas e expectativas do mercado, as CPUs Crystal Well prometem maior desempenho em tarefas gerais por ciclo de clock, menor consumo de bateria, e o melhor: uma imensa melhora em termos de processamento grÁfico.

Um dos grandes "segredos" contidos nos futuros processadores é a presença de um quarto nível de memória cache – mais conhecido como L4, funcionando como uma eDRAM para acelerar o desempenho da GPU GT3e. Alguns rumores sugerem em uma quantidade que pode chegar a 64MB, o que seria fantÁstico – apesar de alguns acharem ser uma quantidade demasiadamente grande para ser verdade. HÁ ainda quem aposte que a L4 – assim como as demais memórias cachês (L1, L2 e L3) seriam compartilhadas entre a GPU e CPU.

A presença de um quarto nível de memória cache não chega a ser algo inusitado no mundo dos chips grÁficos. Os consoles costumam utilizar o L4 em forma de eDRAM para acelerar o processamento das texturas e dos filtros de anti-serilhamento. Apesar de ser um artifício extremamente interessante para as GPUs, a presença de uma eDRAM/L4 dedicada representa um imenso aumento na quantidade de transistores do chip, motivo mais do que suficiente para que as fabricantes de GPU evitem o seu uso de VGAs.


O pessoal do VR-Zone inclusive postou uma imagem a pouco, onde supostamente revela um exemplar do Haswell Crystal Well.

O chip – soldado no formato BGA, farÁ parte da linha Core i7, com 4 núcleos de processamento geral e TDP de 55W. Especula-se que o GT3e serÁ poderoso o suficiente para brigar em "pé de igualdade" com uma GeForce 650M.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.