Banda larga receberá investimentos de até R$ 125 bilhões em dez anos, segundo ministro

O ministro das Comunicações Paulo Bernardo afirmou que o valor estimado para os investimentos em banda larga nos próximos dez anos serÁ de R$ 125 bilhões.

O dinheiro se destinarÁ a nova etapa do Programa Nacional de Banda Larga, chamado de PNBL 2.0, que objetiva expandir a infraestrutura dos serviços de telecomunicações no país. 

A meta do governo com o projeto é garantir internet de alta velocidade a 90% dos domicílios brasileiros em um prazo de até cinco anos.

Como meio de garanti-la, o Ministério irÁ repassar por meio de leilão vÁrias faixas de frequência para a iniciativa privada.

A primeira faixa a ser concedida serÁ a de 700 mega-hertz (MHz). Segundo Bernardo, a empresa que vencer o leilão terÁ como obrigação construir redes de longa distância de fibra óptica, que transmitem uma grande quantidade de dados em alta velocidade.

- Continua após a publicidade -

Além disso, o ministro reiterou que os serviços de 4G na faixa de 700 Mhz serão ofertados somente em 2015. "Vamos fazer o leilão em março, mas isso leva mais um período para assinarmos os contratos em meados do ano, em 2014. E as empresas têm que construir a infraestrutura para atender. Com isso, vai ser só em 2015", disse Bernardo.

Durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014, os serviços 4G estarão disponíveis no país com o uso da frequência de 2,5 gigahertz (Ghz), que foi licitada no ano passado pela Anatel. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carolina Franco

    Carolina Franco

    Com pouca habilidade no playstation, leva surra de toda na redação. Seu vício são os games para celular e as tecnologias mobile. Desde que passou a cursar jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina, descobriu nas notícias sua verdadeira vocação: escrevê-las e publicá-las agilmente.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.