
Governo define requisitos para desoneração de smartphones
O Ministério das Comunicações publicou hoje as especificações que os smartphones fabricados no Brasil devem ter para se beneficiarem da redução dos impostos PIS e Cofins. Como jÁ se especulava anteriormente, os aparelhos precisarão ter suporte ao 3G e custarem até R$1,5 mil.
A novidade fica por conta da exigência de que o smartphone venha de fÁbrica com aplicativos desenvolvidos no Brasil. Segundo o decreto, porém, essa regra passa a ser uma exigência somente daqui a seis meses.
As características exigidas pelo ministério são: conexão 3G, Wi-Fi, aplicativos para navegação na Internet e e-mail, tela sensível ao toque ou teclado físico no padrão QWERTY e tela de pelo menos 18 cm2. No caso dos aparelhos com 4G, eles deverão funcionar na frequência escolhida como padrão pelo governo brasileiro (2.500 MHz a 2.690 MHz).
Com a desoneração de impostos, o Governo acredita que a redução dos preços de smartphones para o consumidor possa chegar a 30%, quando comparados aos aparelhos importados. No entanto, conforme reportagem do UOL, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) classifica esse valor como exagerado. Para a organização, a redução de preço não passarÁ dos 7%.