Microsoft, Nokia e outras acusam a Google de monopólio no mercado mobile

O grupo de empresas FairSearch, que inclui companhias como a Microsoft, a Nokia e a Oracle, entrou com uma reclamação na Comissão Europeia a respeito do mecanismo de distribuição do Android e da adição de apps da Google, acusando-a de tentativa de controle do mercado e de prÁticas predatórias no baixo custo do sistema operacional.


As informações vieram do The Verge. O documento acusatório chega a se referir ao Android como um "cavalo de Troia" que os desenvolvedores recebem gratuitamente, mas, ao tentar adicionar apps "must-have" da Google, como o Youtube ou o Play, eles são "obrigados" a carregar todo um suite da empresa e ainda "colocÁ-los em um lugar padrão de destaque no phone". Além disso, a distribuição do Android, como é feita, segundo a FairSearch, prejudica os outros desenvolvedores de sistemas operacionais para mobile e os impossibilita de competir de maneira justa.

A Google jÁ estÁ sob investigação da Comissão Europeia a respeito da sua ferramenta de busca, acusada de priorizar resultados que favoreçam produtos ou parceiros da empresa.  

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.