Mercado de videogames regride 25% em 2012, aponta pesquisa

Segundo pesquisa da britânica ABI Research, o mercado mundial de videogames encolheu 25% em 2012. Os principais motivos para isso ter acontecido são a menor disponibilidade de consoles no mercado em época de transição de gerações e a baixa aceitação do Wii U.



 

As fabricantes de videogames, por exemplo, disponibilizaram 30 milhões de aparelhos durante 2012. Esse número representa 10 milhões de consoles a menos a venda. Além disso, o desempenho aquém do Wii nas vendas mundiais deixa para Sony e Microsoft a responsabilidade de retomar as rédias do setor..

"A problemÁtica do Wii U no fim do ano não é um indicativo de recepção esperada para os outros consoles da oitava geração. De fato, o Wii U ficarÁ mais próximo da geração atual do que da próxima. Os games lançados confirmam essa tese com muitos títulos jÁ disponíveis para PS3 e Xbox 360. Apesar do GamePad acrescentar alguns elementos novos à experiência, ele ainda não faz sucesso entre os mais aficionados", disse Michael Inouye, analista da ABI, em comunicado oficial.


Otimismo ou pessimismo?

- Continua após a publicidade -

Ainda na avaliação da ABI Research, 2013 pode significar o início de um crescimento para o mercado de consoles, ao contrÁrio do decréscimo ocorrido nos últimos anos. Mas isso só viria a acontecer caso o Wii U receba uma redução de preço. Ao mesmo tempo, o Playstation 4 e o próximo Xbox deveriam ser lançados a tempo das compras de Natal custando até US$ 450.

Além disso, as novas plataformas não deveriam apostar em prÁticas que possam assustar os consumidores, como o bloqueio a jogos usados e a obrigatoriedade de conexão permanente com a internet, em detrimento à pirataria, para poder jogar.

 Junto com o Playstation 4 (controle acima), próximo Xbox serÁ crucial na recuperação do mercado de consoles

"Os jogos de dispositivos móveis certamente atraiu o interesse a consoles na Área de jogos casuais, impactando mais a Nintendo. Desenvolver novos modelos de negócio e acirrar a competição estimulam preços mais atrativos aos consumidores. Novos fabricantes entrando no mercado também irão adicionar nova camada de complexidade, tornando a disputa mais interessante", conclui Sam Rosen, outro analista da empresa. 

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Você joga com quais controles no PC?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.