Vítima de câncer recebe prótese facial feita em impressora 3D

Eric Moger, um britânico de 60 anos, recebeu uma prótese facial desenhada e moldada por uma impressora 3D para cobrir uma grande depressão causada por um câncer no lado direito do rosto, diagnosticado há quatro anos.

Os médicos utilizaram uma máquina de ressonância digital para digitalizar com detalhes milimétricos o rosto do paciente. Depois, a digitalização foi projetada em um modelo 3D no computador.

Após esse procedimento, foi possível usar uma impressora 3D para criar um molde da cabeça do paciente em nylon, com todas as características faciais depois da retirada do tumor. A partir dessa peça de nylon, o cirurgião Andrew Dawood pôde recriar uma estrutura em titânio para recompor o osso da área afetada e, em seguida, desenhar a prótese de silicone que imita a pele humana para cobrir a superfície do rosto de Moger.

'Este é um equipamento que possui ferramentas a laser para cortar, esculpir e moldar peças de plástico, silicone, nylon e até metais como o titânio, com muito mais precisão e rapidez', explicou Dawood à BBC Brasil.

A prótese, que se ajusta perfeitamente ao rosto, permite a Moger produzir um movimento maxilar mais adequado para comer e ingerir líquidos. Antes do procedimento, a alimentação do paciente era feita por meio de um tubo diretamente ligado a seu estômago.

'Agora, tenho planos de realizar meu casamento, que teve de ser cancelado quando descobri o câncer. Mal posso esperar para me casar e retomar minha vida', disse Moger.

Essa não é a primeira vez que as impressoras 3D são usadas na medicina. No início de março, um homem americano, que não teve o nome divulgado, teve 75% do crânio substituído por um implante feito em um equipamento do tipo. O implante é feito em polieteretercetona (ou PEEK), e ainda possui uma textura especial com furos feitos para estimular o crescimento natural das células e dos ossos do paciente.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.