Primeira ligação de celular completa 40 anos

O dia de hoje (03/04) marca o aniversÁrio de 40 anos da primeira ligação telefônica feita através de um celular. Em 1973, um funcionÁrio da Motorola, Martin Cooper, saiu nas ruas de Nova York, nos Estados Unidos, para testar o aparelho, chamado de DynaTAC.

Bem diferente dos modelos ultrafinos e leves de hoje em dia, o celular – hoje quarentão – pesava 1,1Kg.

Na ocasião, Cooper ligou para a Bell Labs, uma divisão da operadora AT&T na época, e disse: "Estou ligando para você para saber se minha voz estÁ clara aí do outro lado da linha".

O celular usado nessa primeira ligação, no entanto, nunca chegou ao público. Na verdade, esse dia serviu como base, em conjunto com um investimento de US$100 milhões, para o lançamento do DynaTAC 8000X. Ele foi o primeiro celular que chegou ao comércio, dez anos após a ligação histórica de Cooper.

O DynaTAC 8000X também pesava pouco mais de 1Kg e era vendido por US$4 mil. Justamente por causa do alto preço, Cooper pensou que o aparelho não faria sucesso, apesar de imaginar um futuro no qual todas as pessoas usariam celulares.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.