Japoneses exibem TV que emite cheiros pela tela

A transmissão de cheiros pela tela do computador pode até ter sido uma brincadeira de 1º de abril do Google, mas um televisor com a mesma capacidade, criado por uma equipe de cientistas da Universidade de Tóquio, no Japão, é real.

O equipamento foi exibido na conferência IEEE de realidade virtual em Orlando, na Flórida e consegue emitir o aroma a partir do exato ponto na tela em que o objeto é exibido, como uma xícara de café, por exemplo.

De acordo com a New Scientist, a TV funciona através da vaporização de esferas de gel dentro de quatro canais de fluxo de ar, um em cada canto do display. Ventoinhas assopram o ar paralelamente à tela e, ao variar a força e a direção do fluxo, é possível direcionar o cheiro para a Área desejada.

A tecnologia atual é capaz de emitir um único cheiro por vez. Mas o líder do projeto, Haruka Matsukura, afirma que o próximo passo é incorporar ao televisor uma espécie de cartucho, como os que são usados nas impressoras, que vão permitir a alternância rÁpida entre aromas diferentes.

Um dos propósitos, como alguns de vocês jÁ devem ter imaginado, é tornar os anúncios publicitÁrios mais atraentes aos espectadores. Afinal, quem resistiria a um delicioso cheirinho de pizza?

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.